sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Coordenação Escolar e BNCC: relato de experiência

Fonte: Educação Infantil Aix, 2019



(Hoje é a professora e coordenadora Lucileide Martins que irá falar da sua experiências, ela é a protagonista. Nosso blog tem uma escrita colaborativa, deixe nos comentários o seu relato também.) 


Olá Professora Wendla! 

Tudo bem?

Externo a satisfação em contribuir em sua pesquisa de Mestrado!

Para início de conversa ressaltamos que a coordenação pedagógica de uma escola tem papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular. No entanto, vale lembrar que fazer as mudanças curriculares ganharem forma no dia a dia da escola é tarefa de toda equipe escolar. 

Partindo desse entendimento, registrarei nas próximas linhas como vem ocorrendo o processo de implementação em nossa escola, destacando as limitações encontradas e as possibilidades reais.

Quando iniciei minha atuação na Coordenação Pedagógica da Unidade de Educação Básica Rosilda Cordeiro, em março de 2019, as discussões sobre o processo de implementação da BNCC na Rede Pública Municipal de São Luís, em geral, e na escola, em particular, já estavam em andamento, visto que a referida rede de ensino já tinha construído, em regime de colaboração com outras redes municipais e com a rede estadual, um documento curricular a partir da BNCC, por hora denominado de Documento Curricular do Território Maranhense. Outra evidência das discussões, foi a Semana Pedagógica ocorrida em fevereiro de 2019, a qual tinha como temática central a BNCC. 

Neste sentido, ainda me adaptando na nova função, dei continuidade na orientação da elaboração dos planos de ensino, em conformidade com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. No entanto, vale lembrar que a Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís ainda estava em processo de revisão. Neste momento ainda não conhecia o Projeto Político Pedagógico da escola.

Arrisco dizer que iniciamos, no âmbito da escola, um percurso de mudança curricular inverso, do real para o formal. Ou quem sabe talvez correto, pois a vivência dos conteúdos em nossas práticas docentes nos revelam outras possibilidades para além daquelas que estão definidas nos documentos oficiais.

Ao iniciarmos o ano letivo de 2020, elaboramos um plano de formação que contemplou o estudo e revisão do PPP da escola, porém com a suspensão das atividades escolares no mês de março, não demos continuidade ao plano de estudo e revisão do referido documento.

Destacamos que alguns fatores limitam a revisão do PPP, se considerarmos que este é um documento a ser construído pela coletividade. Reunir a equipe de professores não tem sido tão fácil, em virtude das divergências de dias destinados para estudo e planejamento, em razão das carências constantes no quadro de professores.

Sabendo ainda que o PPP é um documento único para a escola, devendo contemplar suas diferentes etapas e modalidades educacionais, temos dificuldade também de reunir com os docentes do turno matutino, pois não temos coordenador pedagógico neste turno.

Após a reelaboração do calendário escolar, que reiniciou de forma remota em 24 de agosto de 2020, replanejamos momentos 1 de estudo da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de São Luís, a qual já está em consonância com a BNCC. Depois daremos prosseguimento nos estudos para revisão do PPP, em seu caráter mais formal, pois nas ações docentes utilizamos materiais pedagógicos oriundos do Programa Nacional do Livro Didático/FNDE, os quais as editoras contempladas indicam estarem em conformidade com o que determina a Base Nacional Comum Curricular.

Ressaltamos que diante das reais condições que temos para desenvolver as práticas de ensino, conseguir promover o desenvolvimento das competências previstas na BNCC é um desafio que buscamos superar cotidianamente.

Certa de que sua pesquisa contribuirá com a nossa escola, nos colocamos à disposição para fornecer as informações necessárias à sua prática investigativa.

(Que interessante! O que você achou?)

2 comentários:

  1. Parabéns, professora Lucileide. Seu relato demonstra a importância de uma equipe pedagógica coesa. Os desafios de implantar a BNCC e seus "desdobramentos" na prática são muitos, mas vale à pena a luta por uma educação pública de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora Paula pelo reconhecimento!

    ResponderExcluir