sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A BNCC e o Planejamento Educacional

Fonte: DOCPLAYER, 2018

O planejamento educacional é uma ferramenta importante para a prática educativa. Por meio dele é que podemos planejar e avaliar a nossa prática e contemplar os objetos de conhecimento e o desenvolvimento de competências de ensino verdadeiramente emancipatórias. 

O que ocorreu de 2017 até a presente data e que tem intrigado os professores, gestores e coordenadores é contemplar a Base Nacional Comum Curricular em nossos planejamentos anuais e nas rotinas pedagógicas. Esse é um momento que tem desafiado os professores devido a insipiente formação continuada de professores e o pouco espaço para dialogar a e com a BNCC. 

É evidente que ela é uma orientação curricular ainda recente e portanto estamos em tentativas, aproximações e experimentações com a BNCC. E isso não quer dizer que ela não está sendo levada a sério, implementada e mostrando efeitos no processo de ensino aprendizagem. Pois, passamos por uma sólida formação e adquirimos saberes provenientes da experiência profissional e de tantas outras áreas. 

Sabendo desta dificuldade e do desafio que todos nós enfrentamos para implementar a BNCC, a pesquisa que desenvolvo permite explorar alguns canais na/em rede que auxiliam-nos na hora de refletir e consolidar o nosso planejamento. 

E aqui vai a dica... Preparad@?😁😁

O site "BNCC na prática" permite você explorar as matrizes curriculares do documento permitindo filtrar para matriz que você deseja explorar. Semelhantemente O site "Competência na BNCC" possibilita que você conheça a BNCC realizando o filtro sobre o ano de ensino e selecionando a competência que você quer desenvolver na sua prática educativa.

Espero que você tenha gostado da informação disponibilizada no nosso breve diálogo e que ela  possa auxiliar no seu planejamento e na curiosidade epistêmica que há dentro de cada um de nós.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário