terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Formação em Ensino Aprendizagem em Linguagens e Tecnologias na Escola "O Caminho do Saber"


 


Olá colegas!

    Meu diálogo hoje é cheio de afetividade. Se tem uma coisa que estudar e me aprofundar nos estudos tem me proporcionado é a sensibilidade para olhar a escola com esperança.

    Recebi o convite para compartilhar conhecimento e saberes da experiência na escola citada na temática do ensino e aprendizagem em tecnologias aos docentes dessa escola. Primeiramente minha fala não pode ser neutra já que sou parte do corpo discente pois minha filhas são educadas lá (são educadas mesmo, os princípios da escola extrapola o ato de educar, ela forma). Portanto não sou apenas uma professora em cena, mas também agora sujeito da formação deste corpo docente.

    Essa escola do bairro que moro é simples mas não pobre de espírito e de conteúdo, e sobretudo ela é grande não em estrutura mas no alcance de formar vidas, ensinar vidas, educar vidas, instruir vida, crianças, famílias, homens, mulheres e pessoas. O que não posso deixar de ressaltar é que a missão construída pela escola não pode ser medida devido seu alcance ser subjetivo e imensurável pelo compromisso que tem colocado em prática (não basta o papel em forma do PPP, da proposta pedagógica e dos projetos pedagógicos a prática educativa é desenvolvida na ação).

    Mediante a experiência adquirida numa disciplina de formação do mestrado profissional que faço parte, intitulada: Ensino Aprendizagem em Linguagens e Tecnologias, tema da formação em que ministro passarei de cliente a integrante (mesmo que momentânea) deste fabuloso corpo docente.

    Mediante a necessidade que a evolução das tecnologias tem demandado ao campo da Educação a escola tem preparado seus professores para a incrível tarefa de se aventurar pelo mundo da gamificação, dos portais, ferramentas e aplicativos que apoiam a nossa atividade educativa, facilitam e embelezam a atividade pedagógica. Não posso deixar de ressaltar que este processo garante o que as políticas públicas em Educação tem preconizado: a promoção da formação continuada e a inclusão de alunos e professores para as mídias e tecnologias digitais.

    Para fins de compartilhamento disponibilizo no Padlet os documentos utilizados na ministração da minha formação e me coloco a disposição das escola públicas e privadas, grandes e pequenas para buscarmos a conectividade com o ensino de qualidade, aprendizagem significativa e princípios para o ensino como: , CIDADANIA, DIVERSIDADE , DEMOCRÁCIA E AUTONOMIA. Pilares indispensáveis às escola que primam pela criatividade, inclusão, permanência e direitos civis.

    E sobre a BNCC que tanto pesquiso e discuto aqui neste blog? Podemos marcar para os próximos encontros formativos uma passeio epistemológico sobre o currículo educacional formal brasileiro.


Equipe Pedagógica da Escola O Caminho do Saber,2021

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