quarta-feira, 25 de dezembro de 2019


Apresentação

Prezado leitor@, primeiramente é necessário expor meu lugar de falar e localizá-lo dentro de um tempo e de um espaço.
Meu nome é Wendla Mendes Silva Borges, professora e pesquisadora iniciante. Não menos importante, sou negra e pobre, mãe, esposa, cristã e sobretudo ser humano. Nasci nos anos 90 filha de uma empregada doméstica, que até hoje exerce a profissão; e de um senhor mestre obras (pedreiro).

O que essas informações tem haver com este "blogger"?
 Acredito, que devemos situar-nos como a pessoa que realmente somos, para então apresentar o caminho que temos trilhados e a leitura de mundo que fazemos destes caminhos.
E esse caminho que penso e teorizo criticamente, ele é em uma instituição pública, este caminho é a escola pública. Nela eu vivo hoje como professora e passei como estudante há pouco tempo. Passei oito anos da minha vida no Ensino Fundamental e três anos o Ensino Médio, em duas escolas públicas. As vivências deste lugar são recordações e estão imbricadas no fazer pedagógico.

Em 2013 retorno ao espaço de aprendizagem sistemática, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pensando que iria apenas cursar uma Licenciatura em Pedagogia (foi a Pedagogia que me cursou, ela me transformou). Terminei esse fabuloso processo em 9 períodos, fascinada pelo trabalho que a escola desempenha no resguardo, ampliação e movimento da cultura popular do Maranhão (minha monografia comprovou isso).
Antes de colar grau, iniciei a Pós-graduação em Psicopedagogia, estagiando na área e entendendo os limites e a importância deste campo na Educação.
Não satisfeita, fiz três seletivos para mestrado, destes, em dois passei. E a minha feliz e certeira escolha se deu em torno do Mestrado Profissional em Educação da UEMA. O Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE). Por ser um mestrado profissional almeja-se produtos tecnológicos de amplo acesso do trabalho que temos desenvolvido.

Eu pesquiso a Base Nacional Comum Curricular em suas entranhas e no seu discurso. Pesquiso a BNCC em sua receptividade escolar. Analiso a BNCC na repercussões que atinge o chão da escola. Vejo os professores recriando e redimensionando as orientações que a Base impõe ao currículo das escolas. Não pesquiso a BNCC para analisar a implementação dela, a fim de comprar um falacioso discurso de culpabilizar os professores pela crise que a escola pública está inserida.
Em minhas percepções se faz necessário divulgar o nosso trabalho e colocar a disposição dos professores e da sociedade para fazer-lhe uso criticamente.

Meu objetivo com este blogger é publicar vasto repertório de materiais (e não receitas) que permitam que o professor conheça a BNCC criticamente, desde sua teoria a sua prática pedagógica.

Destaco dizendo que este blogger não é apenas sobre a BNCC, mas sobre o currículo e a prática educativa. Posso dizer que a BNCC está para além do nosso pensamento simplistas, ela é complexa e por isso merece real atenção.

Gostaria de esclarecer que este blogger pode ser redimensionado devido sua continuidade e intencionalidade. Será a intencionalidade temporal e espacial que ditará os rumos que estas publicações demandaram.

Sem mais, sejam bem-vid@s!


Consultas:
Meu Lattes: http://lattes.cnpq.br/058029269631704A BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
PPGE/UEMA: https://www.ppge.uema.br/

Um comentário:

  1. Boa Tarde!
    A proposta interventiva é desafiadora e ajudará a muitos professores.

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